O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, autorizou a venda sem receita médica da pílula abortiva do dia seguinte, para mulheres maiores de idade.

Em entrevista coletiva nesta manhã, o mandatário respondeu a algumas pergunta sobre a pílula abortiva e o apoio que o novo chefe da FDA, Andrew (Andy) von Eschenbach, mostrou ao fechar acordo com uma companhia farmacêutica que este fármaco esteja disponível para mulheres maiores de idade sem necessidade de receita médica.

Bush considerou que "o plano B (pílula do dia seguinte) deve requerer receita médica para menores de idade. Isso é o que acredito e apoio a decisão de Andy (von Eschenbach)".

Na opinião do Presidente de Vida Humana Internacional, Pe. Thomas J. Euteneuer, "o apoio do Presidente Bush à pílula abortiva do dia seguinte é incoerente com o veto à pesquisa com células tronco embrionárias (ICEE)".

"O que o Presidente parece não ver é que a pílula do dia seguinte mata os mesmos não nascidos inocentes que morrem com a ICEE" e acrescentou que "os seres humanos na etapa embrionárias merecem a mesma proteção legal e a posição do Presidente não a permite".

Por sua vez, o encarregado do National Pró-Life Action Center, Stephen Peroutka, comentou que "o apoio implícito do Presidente à venda da pílula abortiva do dia seguinte sem receita médica é uma traição aos princípios pró-vida que afirma apoiar. Se este fármaco perigoso se fizer acessível sem receita médica, dará aos homens adultos predadores outra arma para seu arsenal contra as mulheres jovens".

lamentável que o chefe da FDA coloque suas ambições pessoais e os interesses de uma empresa farmacêutica por cima da saúde das mulheres", indicou Wendy Wright, Presidenta do Concerned Women for America.

Esta organização "proporcionou evidência legal e regulatória que demonstra que a FDA não tem autoridade para fazer o que está propondo e que qualquer dose de qualquer fármaco necessita supervisão médica para proteger a saúde da mulher", explicou Wright.