No sábado à noite, o Papa Bento XVI presenciou a posta em cena da obra "O Mistério da Caridade de Joana d'Arc" de Charles Péguy e ao final da apresentação disse que o mistério da Paixão de Cristo é o que "dá sentido à oração".

Logo depois da encenação na residência de Castel Gandolfo, o Pontífice dirigiu algumas palavras em francês aos assistentes e atores. "A obra de Charles Péguy nos conduz a descobrir a alma de Joana d'Arc e a raiz de sua vocação. Através de uma profunda reflexão sobre os temas sempre apresentados no pensamento de nossos contemporâneos, fomos introduzidos no coração do mistério cristão", acrescentou.

"A excelente interpretação do ‘Mistério da Caridade de Joana d'Arc", mostrou-nos que o grito patético de Joana, que se traduz em sua dor e desenvolvimento, manifesta sobretudo sua fé ardente e lúcida, marcada pela esperança e a coragem. Entrando ainda mais na meditação, Péguy nos faz entrever que no Mistério da Paixão de Cristo, em definitiva, dá-se sentido à oração da jovem mulher cuja força da alma não pode fazer mais que nos emocionar", prosseguiu o Santo Padre.

Finalmente, o Papa lembrou a atualidade da obra de Péguy "de cara aos acontecimentos dramáticos do Oriente Médio, diante das situações provocadas pela violência em várias regiões do mundo" e fez votos para que "queira Deus escutar a oração da Santa de Domremy e a nossa, e dar ao mundo a paz a que aspira".

A peça de teatro apresentada a Bento XVI se realizou sob o auspício da Arquidiocese de Mônaco em colaboração com a Embaixada do Principado do Mônaco na Santa Sé.