A partir de terça-feira e até o próximo 25 de agosto será realizada a  exposição “São Tiago: Os rastros de um caminho” que oferece os documentos do Arquivo Histórico Diocesano, que revelam a devoção e culto durante mais de mil anos ao Apóstolo São Tiago.

Conforme informou a Secretaria de Cultura, esta amostra realizada no Palácio do Gelmírez, em Santiago de Compostela, forma parte da programação do Xacobeo 2004 e recolhe documentos de diversas natureza que datam do século X até a atualidade.

A exposição abrange várias áreas temáticos como a figura do Apóstolo e seu culto ou a importância da arte, a música e a literatura no fenômeno da peregrinação.

Mostra-a expõe papéis, pergaminhos, correspondência privada, textos oficiais civis e eclesiásticos, leis e preceitos, bulas e breves pontifícios, mandatos episcopais, gravuras, mapas e livros litúrgicos que dão testemunho da larga história da própria cidade e a diocese espanhola.

O Arquivo Histórico Diocesano emprestou diversos recursos para complementar os painéis expositivos, fichas, fotografias, entre outros; que outorgam à amostra um caráter ágil e didático.

O Arquivo foi criado em 1975 pelo Cardeal Anjo Suquía -que foi Arcebispo do Santiago- e seu trabalho consiste em conservar, investigar e difundir a riqueza que alberga cada documento recolhido em seus depósitos e que constituem a memória da diocese compostelana.

O diretor do Arquivo e delegado da amostra, Elisardo Temperam, as peças que podem ver-se na exposição são “únicas”, e apenas se manipulam: só mediante a fotografia e a digitalização para facilitar seu estudo aos investigadores que o solicitem, além de casos excepcionais nos que se fazem fac-símiles.