Milhares de estudantes e pais de família partiram pelas ruas de Oruro para exigir do Governo que respeite a fé do povo e se mantenha o terceiro artigo da atual Constituição, que reconhece o papel da Igreja na Bolívia.

Na marcha participaram representantes dos colégios de convênio, centros católicos e fiscais, assim como grupos religiosos. Os manifestantes levaram pôsteres que pediam "respeito à fé, a Deus e ao povo".

Foram recebidos pelo Bispo de Oruro, Dom Cristóbal Bialasik, que afirmou que a paz e unidade da Bolívia só será obtida "se respeitarmos nossa fé, se respeitarmos a Deus" e aprendemos "a viver os valores que Ele nos ensina".

Do mesmo modo, vários pais de família destacaram a formação integral que recebem seus filhos graças aos valores e o ensino dos colégios católicos.

O artigo 3 da Constituição Política boliviana, reformada em 1995, diz: "O Estado reconhece e sustenta a religião católica, apostólica e romana. Garante o exercício público de todo outro culto. As relações com a Igreja Católica se regerão mediante concordatas e acordos entre o Estado Boliviano e a Santa Sé".