O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, convidou os argentinos a pedir a São Caetano a graça de saber escutar porque "para ajudar alguém, primeiro é preciso escutá-lo".

Durante a homilia dominical, o Cardeal assinalou que Deus "não é como os ídolos" que não escutam ou como os capitalistas, que só ouvem o que lhes convém. "Ele escuta tudo. Também as queixas e as irritações de seus filhos. E não só escuta mas também ama escutar. Ama estar atento, ouvir bem, ouvir tudo o que nos passa", afirmou.

Indicou que o Pai "escuta todos nossos gritos de dor", especialmente os provocados pela injustiça, "porque são dores que podem ser evitadas simplesmente sendo justos, privilegiando o mais necessitado, criando trabalho, não roubando, não mentindo, não cobrando de mais, não tirando vantagem".

Nesse sentido, explicou que na parábola do Juízo Final, Jesus ensina que Deus "vai julgar em nós os homens se estivemos atentos junto com Ele, se lhe pedimos permissão para escutar com seu ouvido, para saber bem o que acontece com nossos irmãos para poder ajudá-los", ou se fomos indiferentes.

O Arcebispo afirmou que São Caetano "é um exemplo de escuta". Indicou que o santo "é como se fosse um ouvido especial de nosso Pai para um pedido especial de seu povo: o do pão e do trabalho".

"Os santos são como os ouvidos de Deus, um para cada necessidade de seu povo. E também nós podemos ser santos neste sentido, ser ouvido de Deus em nossa família, em nosso bairro, no lugar onde nos movemos e trabalhamos (...) para juntar todas estas reclamações e contá-las ao Senhor", afirmou.