Em seu habitual programa televisivo “Chave para um mundo melhor”, o Arcebispo de La Plata, Dom. Héctor Aguer, referiu-se à figura de São Caetano –venerado na Argentina como o Padroeiro do pão e o trabalho– como verdadeiro modelo de oração, trabalho e confiança em Deus para suportar os momentos difíceis.

O Prelado indicou que a devoção de seu país a São Caetano como “protetor dos trabalhadores, refúgio dos desempregados”, revela “o sentido religioso do povo argentino e o lugar que lhe cabe o trabalho em sua escala de valores”.

“Esta dimensão tem um fundamento real na vida de São Caetano. No século XVI, este grande sacerdote deu um sinal muito belo, muito forte de renuncia a seus bens, de eleição voluntária de estrita pobreza por amor ao Jesus Cristo”, recordou o Arcebispo.

Entretanto –acrescentou–, “seria interessante destacar que há um carisma específico na vida e na personalidade de São Caetano que não se conhece muito e este foi o de restaurar na Igreja a regra primitiva de vida apostólica reformando de raiz ao clero secular por meio de seu exemplo e de sua influência”.

“São Caetano foi um homem de profunda oração, dedicou-se plenamente à pregação e à administração do sacramento da penitência em momentos difíceis para a vida da Igreja. A Igreja enfrentava uma grande decadência dos costumes e ele significou um ressurgimento de uma vida claramente evangélica”, adicionou o Prelado.

Do mesmo modo, Dom. Aguer ressaltou que o santo “se preocupou com a formação sacerdotal e pôs de manifesto a necessidade de que os sacerdotes fossem formados integralmente com uma grande solidez espiritual e teológica, com uma grande generosidade de entrega pastoral”.

“O critério dessa reforma do clero propiciada por São Caetano era ‘poucos mas bons’ e assim se antecipou à obra do concílio do Trento que, em 1563, estabeleceu a instituição dos seminários”, explicou o Arcebispo.

Finalmente, o Prelado exortou a pedir a intercessão de São Caetano “sua intercessão neste problema tão sério que padece a Argentina que é a elevadíssima taxa de desemprego e é bom que nós todos nos unamos a esta oração pedindo a Deus, por intercessão do santo, uma ajuda para poder sair desta situação”.

“Mas não nos esqueçamos também de invocar a São Caetano para lhe pedir pela santificação do clero, pedindo que a Igreja possa hoje empreender cada vez com maior intensidade, com maior coerência a obra da evangelização”, concluiu o Arcebispo.