Durante a oração do Ángelus que nesta manhã dedicou à Transfiguração do Senhor, o Papa Bento XVI destacou novamente a necessidade de que a luz triunfe sobre as trevas no mundo, mas especialmente no conflito no Oriente Médio.

O Pontífice, aparecendo no pátio interno do Palácio de Castel Gandolfo, lembrou a passagem evangélica deste domingo, centrada na Transfiguração, e assinalou que esta nos convida a "abrir os olhos do coração ao mistério da luz de Deus presente em toda a história da salvação".

"No Novo Testamento, é Cristo quem constitui a plena manifestação da luz de Deus", continuou o Pontífice. "Sua ressurreição limpou para sempre o poder das trevas do mal".

"Com Cristo ressuscitado –prosseguiu- triunfam a verdade e o amor sobre a mentira e o pecado. Nele a luz de Deus ilumina definitivamente a vida dos homens e o percurso da história", afirmou.

O Pontífice exclamou em seguida: "Quanta necessidade temos, também em nosso tempo, de sair das trevas do mal, para experimentar a alegria dos filhos da luz!"

O Papa pediu que a Virgem obtenha "a paz para as populações do Oriente Médio transtornadas pela violência fratricida"

A respeito, o Santo Padre lembrou que "sabemos bem que a paz é acima de tudo um dom de Deus, que deve ser implorado constantemente na oração, mas neste momento queremos também recordar que ela é compromisso de todos os homens de boa vontade Que ninguém se desculpe de tal dever!"

O Papa sentenciou: "portanto, frente à amarga constatação de que até agora seguiram sem escutar as vozes que pediam um imediato cessar-fogo naquela martirizada região, sinto a urgência de renovar meu atual chamado nesse sentido, pedindo a todos que ofereçam sua eficaz contribuição para a construção de uma paz justa e duradoura".

"Confio este renovado chamado à intercessão da Virgem Santíssima", concluiu.