Neste domingo é possível ganhar a especial indulgência plenária concedida pela festa do "Grande Perdão de Assis", indo a qualquer paróquia ou templo franciscano no mundo inteiro.

Foi em uma noite do verão de 1216, em que ao ir São Francisco a rezar na Porciúncula, foi animado por Jesus a ir até o Papa e lhe pedir um privilégio até então nunca concedido: a grande indulgência da Porciúncula.

O Papa Honório III lhe concedeu a Indulgência, sinal do grande amor de Deus pela humanidade, com a que Deus perdoa o reato de pecado por meio da intercessão da Igreja.

Desde então, todo dia 2 de agosto se celebra a festa do "Grande perdão de Assis", em que é possível ganhar a indulgência plenária da Porciúncula, sinal da infinita misericórdia de Deus.

No dia 2 de agosto ou o domingo subseqüente, é possível ganhar esta especial indulgência plenária indo a qualquer paróquia ou templo franciscano no mundo inteiro. As condições são, além de visitar o templo, rezar um Pai nosso e o Credo. Do mesmo modo, cumprir com os requisitos habituais para a Indulgência, quer dizer, a confissão sacramental, receber a comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre.