O Bispo Auxiliar de Xiwanzi na província de Hebei, Dom Yao Liang, de 82 anos de idade, um sacerdote e 90 leigos, todos fiéis à Santa Sé, foram presos por autoridades chinesas recentemente.

Conforme informa a Fundação Cardeal Kung, o Prelado se encontra agora detido em Zhangjiakou. Dom Yao Liang já tinha sido detido em março deste ano.

O sacerdote detido é o Pe. Li Huisheng de 33 anos, da diocese de Xiwanzi, detido em 1 de agosto e cujo paradeiro é desconhecido.

Os 90 leigos detidos, que protestaram pela detenção do Bispo e o sacerdote, foram detidos na noite de 2 de agosto, depois que 500 policiais atacaram a comunidade católica de Zhangjiakou, na cidade de Zhangbei.

Durante a detenção, dois homens foram feridos gravemente e transferidos para um hospital, uma mulher grávida perdeu o bebê e, embora a polícia já tenha liberado 70 dos detidos; os outros 20 ainda estão presos.

Joseph Kung, Presidente da Fundação Cardeal Kung, indicou que "prender repetidamente um bispo idoso, um sacerdote por suas crenças religiosas e atividades, e 90 fiéis católicos e ferir vários durante a detenção é clara evidência da total violação dos direitos humanos na China".

Por essa razão, Kung solicita uma vez mais que "o Comitê Olímpico considere cancelar os Jogos na China para preservar seu bom nome e espírito. De outra forma, o nobre nome ‘Olímpico’ poderia ver-se seriamente afetado por sua associação com a perseguição religiosa e a violação dos direitos humanos na China".