O Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, celebrou ontem uma Missa em que exortou às 40 mil coroinhas de todo o mundo que participam de uma peregrinação a Roma, a colocar seus dons e talentos a serviço de Cristo e da Igreja.

O Cardeal vienense recordou aos meninos e jovens que "a Igreja não é um museu nem muito menos uma coleção de caprichos pessoais, mas sim uma comunidade viva, na qual é possível perceber a esperança do mundo".

"A Igreja -continuou o Cardeal- não está morrendo, como muitos gostam de afirmar, pelo contrário é um sinal de esperança. A vocês, meninos e jovens que servem no altar, digo-lhes que não são 'guardiães de um museu' nem a 'retaguarda de uma Igreja em declive', pelo contrário, são vocês, meninos e jovens do mundo inteiro, quem leva através de Cristo, a esperança para o mundo, a única capaz de prometer um bom futuro".

O Cardeal Schönborn recordou à multidão de meninos e jovens que "a Igreja não é um clube nenhuma união, mas sim uma comunidade em que habita o próprio Deus".

Do mesmo modo, exortou-os a "pôr a disposição da comunidade os inumeráveis talentos com os que são abençoados", pois o "caminho do ego não vem do Espírito Santo, nem os conduzirá à felicidade. Só cresce e se desdobra aquele que coloca os próprios talentos e dons a disposição de Cristo, para servir as demais, à Igreja e a todos os homens. Aqueles que queiram guardá-los só para si, ao contrário, simplesmente atrofiarão seus talentos e se frustrarão", destacou o Arcebispo de Viena.