Até 5 de agosto se realiza em Hong Kong a 4º Jornada Asiática da Juventude, iniciativa da Federação das Conferências Episcopais da Ásia para que os jovens reflitam sobre seu papel fundamental no interior da família.

Em sua mensagem, os bispos pedem às famílias acreditar "profundamente nos jovens, queridos e amados como dom de Deus", porque eles "podem exercer um papel fundamental na hora de reforçar a relação de amor e compreensão no interior da família, promovendo o diálogo e a solidariedade com famílias de tradições e religiões diferentes".

Os bispos assinalam que sob o lema "Juventude, esperança das famílias asiáticas", os jovens se convertem no "motivo de esperança para as famílias marginalizadas e desesperadas, sendo eles os que mantêm sua confiança no Senhor e sua fidelidade aos ideais de verdade e bondade próprios de sua idade".

Nesse sentido, indicam que o evento será um novo impulso "para construir uma comunidade de esperança e de amor, sendo eles (os jovens) quem se convertam na esperança dos pobres e dos oprimidos, suscitando a faísca da esperança" em quem professa outras crenças religiosas.

A 4º Jornada Asiática da Juventude se realiza sob os esboços expostos pelo Papa Bento XVI no V Encontro Mundial das Famílias, realizado em Valência (Espanha).