No evento que congrega a maior quantidade de pessoas no país, a cada ano mais de um milhão de costa-riquenhos saem em peregrinação movidos por sua devoção à Virgem dos Anjos, Padroeira da Costa Rica.

O dia da celebração central é 2 de agosto, mas a peregrinação para a Basílica dos Anjos, na cidade de Cartago, começa na véspera. Segundo a história, nessa data do ano 1635, a Virgem –uma mãe morena com um menino nos braços esculpida em jade– apareceu à menina indígena Juana Pereira.

São milhares de pessoas provenientes das zonas mais afastadas do país que iniciou seu percurso já no final de semana passado; muitos deles a pé e outros a cavalo.

A meta dos peregrinos é visitar 'La Negrita', como a chamam com carinho e tomar um pouco da água benta que brota da pedra onde ela apareceu, e que conforme contam tem propriedades curativas.

Tanta é a devoção que desperta a Virgem, que a cada ano recebe centenas de vestidos confeccionados dos quais um é escolhido para ser estreado no dia central de sua festividade. Neste ano chegaram 800 vestidos ao templo.

Para manter a ordem e a segurança as autoridades costa-riquenhas desenvolveram uma operação que inclui centenas de policiais de trânsito e civis; por sua vez a Cruz Vermelha conta com mil e 600 voluntários e 28 postos de atendimento médico nas principais vias de acesso a Cartago.