Com uma Missa presidida pelo Arcebispo de Huancayo (Peru), Dom Pedro Barreto Jimeno, S.J., e concelebrada pelos padres provinciais europeus da Companhia de Jesus na Basílica de Loyola, os jesuítas celebram hoje o 450º aniversário do trânsito à Glória em Roma de seu santo fundador Inácio de Loyola.

Além das tradicionais missas em honra a Santo Inácio que serão celebradas em diversas dioceses espanholas, nesta 1º terça-feira de agosto os bispos de São Sebastião, Vitoria, Bilbao, Pamplona e Bayona concelebrarão uma Missa solene.

Do mesmo modo, desde em 29 de junho e até 3 de setembro se desenvolvem em Loyola diversos atos, como o Congresso Mundial sobre os Exercícios Espirituais, que se realizará entre os dias 20 e 26 de agosto e que contará com a participação de especialistas internacionais e a Missa de encerramento que presidirá o Cardeal Roger Etchegaray, no dia 3 de setembro.

Para a celebração destes 450 anos serão interpretados dois concertos relacionados com a figura do santo, em 5 de agosto e em 2 de setembro.

No Santuário de Loyola está aberta uma exposição permanente sobre o legado de Santo Inácio desde o século XVI, com a criação da Companhia de Jesus e sua evolução histórica até nossos dias.