O casal de lésbicas "casadas" formada pela Julie e Hillary Goodridge se separou dois anos depois de protagonizar o primeiro "casamento" homossexual em Massachussets.

Em 2004 as mulheres se uniram legalmente após ganhar junto com outros seis casais homossexuais, um processo no estado que permitiu este tipo de "matrimônio".

As mulheres "se separaram de forma amigável", disse Mary Breslauer, uma representante do casal que não abriu um processo de divórcio. "como sempre sua máxima prioridade é criar a sua filha, e como outros casais neste caso, fizeram uma enorme contribuição à causa da igualdade no matrimônio. Mas já não estão no centro da opinião pública, e pedem que sua privacidade seja respeitada", acrescentou.

Na semana passada, o debate sobre o "casamento" gay voltou a ser evidência quando o Tribunal Superior do estado de Massachussets decidiu que se pode submeter a votação proibir as uniões homossexuais. Se uma maioria de deputados da assembléia do estado aprovarem a medida, a questão se submeteria a um referendo popular em 2008.