Ao celebrar na próxima terça-feira, 25 de julho, as festas patronais da fundação desta cidade, o Centro de Estudos Católicos (CEC) lança uma campanha para recuperar a identidade cristã da mesma. A meta principal é chamá-la novamente com o nome original que honra ao patrono desta urbe costeira: Santiago de Guayaquil.

Juan José Paniagua, coordenador do CEC e responsável pela campanha, afirma que esta busca para recuperar a identidade da cidade e dar a conhecer a vida do apóstolo Tiago, sob cujo amparo foi fundada. "Queremos devolver à consciência dos guayaquilenhos que a cidade tem uma identidade cristã. Seu nome me fala de meu passado, minhas raízes, minha cultura e minha fé", expressou.

Embora o apóstolo São Tiago sejo o Patrono dos espanhóis por ter sido quem evangelizou a península ibérica, é também reconhecido nos povos americanos porque com a fé, os conquistadores também trouxeram a devoção ao Santo discípulo de Jesus. Por isso, Paniagua atribui a esta parte da historia o fato de várias cidades latino-americanas terem nomes católicos como Santiago do Chile, Santa Fé de Bogotá, Santa Maria de Buenos Aires, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago de Guayaquil, entre outras.

"Santiago foi uma pessoa com força e entrega, solidária, combatente da fé. Estes valores devem estar gravados entre nós", explicou o coordenador do CEC e ressaltou a importância de resgatar os valores do apóstolo na vida dos guayaquilenhos.

Paniagua informou também que como parte desta campanha foram confeccionados adesivos com o lema "Santiago de Guayaquil, cidade de Cristo e Maria", que estão sendo distribuídos desde ontem em todas as paróquias da cidade junto com um folheto informativo, no que se explica o significado do nome que leva esta importante cidade equatoriana.

Do mesmo modo, dentro de pouco a Catedral contará com vitrais que estarão colocados atrás do altar-mor, onde estará representada a cena da vocação do apóstolo São Tiago. Esta obra é parte de um projeto de restauração que iniciará a arquidiocese de Guayaquil, financiada pela Prefeitura.