O Bispo do Segorbe-Castelló e presidente da Subcomissão de Pastoral Familiar e Defesa da VIda do episcopado espanhol, Dom. Juan Antonio Reig Pla, afirmou que o Governo cedeu à “pressão do lobby gay” ao aceitar o  casamento legal entre homossexuais.

Na opinião de Dom Reig Pla, o propósito político de dar forma legal ao matrimônio homossexual está “empurrado pela pressão do lobby” deste grupo.

A iniciativa socialista se opõe à tradição ocidental baseada no Direito Romano e à tradição cristã, assinalou Dom. Reig Pla em declarações ao semanário Alvorada, editado pela diocese de Segorbe-Castelló.

Conforme explicou, o que está se apresentando como um processo social revolucionário,  a partir da sociedade se observa como uma ação que “trata de subverter a ordem natural querida por Deus”.

O Prelado sustentou que a Igreja tolera a “inclinação homossexual”, mas não a considera uma opção estável da sexualidade humana, mas sim uma condição que pode ser superada. Por isso considerou que pedir o voto negativo aos deputados católicos “não é um impulso”, como alguns pretenderam ver, “e sim coerência entre a fé e a vida”.

Do mesmo modo, Dom. Reig Pla criticou a decisão da Generalitat da Catalunha de permitir a adoção de filhos  por casais homossexuais. “Os políticos vão cedendo à pressão dos lobbies e acabam perdendo a perspectiva do bem comum e dos direitos da criança”, apontou.