O Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde publicará em breve um extenso documento sobre a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), segundo anunciou o Cardeal Javier Lozano Barragán à imprensa italiana.

Em uma entrevista concedida ao jornal "Corriere della Sera" publicada na quinta-feira, o Purpurado mexicano explicou que  p documento, de 400 páginas, encontra-se em fase de revisão por parte de especialistas médicos, científicos, pastorais e morais.

"Nossa tarefa é expor a doutrina da Igreja sobre este mal, como pode ser curado, o que a Igreja está fazendo, como se previne e como ajudar o doente", disse o Cardeal Lozano, ao lamentar que o HIV, o vírus que provoca a AIDS, "lamentavelmente continua aumentando e é realmente urgente fazer algo a respeito".

"A Igreja –acrescentou- está inteiramente empenhada nesta frente,  27 por cento dos centros que se ocupam dos seropositivos são católicos".

O documento, segundo revelou o Cardeal, incluirá textos, ilustrações e tabelas sobre o vírus, a doença e a prevenção.

Preguntado sobre a posição da Igreja respeito à legitimação moral do preservativo, o Cardeal Lozano indicou que o documento refletirá o que a Igreja ensina a respeito; quer dizer, que não é um método legítimo para prevenir a gravidez, e que sua apresentação como meio para um  "sexo seguro", especialmente no caso da AIDS, é enganosa e perigosa para combater a difusão da epidemia.