Com o lançamento de uma nova campanha de saúde sexual centrada no uso do preservativo apresentada ontem pelo Ministério da Saúde, o presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, denunciou a histórica ineficácia desta medida para frear o aumento do número de abortos e exigiu a drástica reorientação das políticas sanitárias e educativas.

Conforme explica Hertfelder em um comunicado, "insistir em medidas tresloucadas e fracassadas historicamente constatam o fracasso do Ministério da Saúde para consertar o drama do aborto" e constata sua "nula vontade política de solucionar esta problemática".

"Seguir insistindo em soluções esgotadas não é, portanto, a solução eficaz", continua o presidente do IPF, para quem "não basta com que se repitam as já conhecidas e tristemente ineficazes e tresloucadas mensagens públicas sobre educação sexual, uso de preservativos ou utilização de anticoncepcionais, que se demonstraram incapazes de conter essa maré crescente de falecimentos por aborto na Espanha mas sim provocaram, inclusive, o aumento do número de abortos.

No texto, o Instituto lembra que o aborto se converteu, junto com o câncer, na primeira causa de mortalidade na Espanha, onde em 2005 ultrapassaram já os 90 mil abortos, quer dizer, 250 em apenas um dia. Segundo previsões do IPF, em 2007 chegará a 100 mil abortos anuais. "Em definitiva, assistimos a uma verdadeira explosão do fenômeno em nosso país", afirma. Por isso, Hertfelder, propõe "ir com audácia à raiz do problema: não deixar a mulher sozinha diante da solução fácil, mas dilaceradora do aborto".

Com o fracasso das medidas oficiais, o IPF propõe o desenvolvimento de uma política preventiva que gire ao redor de quatro eixos: "a sensibilização e conscientização sobre a importância e o valor pessoal e social da natalidade, a gravidez e a maternidade; o aumento dos recursos públicos tanto de organismos como de dotações orçamentárias; a implantação de medidas de apoio destinados à mulher grávida; e uma Política de Informação à mulher grávida".