O candidato presidencial do PAN, Felipe Calderón Hinojosa, declarado ganhador das recentes eleições presidenciais no México, comprometeu-se diante dos representantes do Conselho Inter-religioso a não promover nem proibir nenhum credo e a "fortalecer o Estado laico".

"Ao Conselho Inter-religioso e a todos os mexicanos referendei meu compromisso de fortalecer o estado laico e reafirmado categoricamente que não deve haver confusão entre religião e política", expressou Calderón, a quem o Instituto Federal Eleitoral proclamou como ganhador das eleições de 2 de julho, cujos resultados foram impugnados pelo outro candidato, Andrés López Obrador.

Durante o encontro, anunciou que dialogará com representantes de diversas forças políticas e sociais "para definir o México que queremos". "A paz se constrói com o esforço de todos e exige de todos o cumprimento da lei, a transparência e a participação dos cidadãos em vistas à construção da justiça social e do bem comum", assinalou.

Por sua vez, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, pediu "não seguir tensionando o ambiente" porque o país "precisa seguir em frente" e indicou que "é um momento em que devemos construir a paz" e "a unidade dos mexicanos".