Diante do grave recrudescimento da violência na Faixa de Gaza, a Cáritas Jerusalém pôs em andamento um plano de emergência para prestar ajuda humanitária às vítimas civis desta nova crise, que deixou várias comunidades isoladas depois da destruição de muitas vias de comunicação.

A organização beneficente informou em uma nota de imprensa que fornecerá lotes de medicamentos e material sanitário de urgência a um grupo de 20 médicos da Faixa de Gaza para atender àquelas pessoas que, por causa dos ataques bélicos contra as estradas e pontes da zona, ficaram totalmente isoladas e sem acesso terrestre aos hospitais.

Do mesmo modo, indicou que deu início a um programa de ajuda alimentar para as famílias que ficaram em situação especialmente vulnerável devido à impossibilidade de ir a seus postos de trabalho depois do colapso em Gaza.

Na região de Breij, a Cáritas Jerusalém distribuiu cupons de comida a 250 famílias e outras 500 estão recebendo ajuda através do Patriarcado latino em Gaza ou do Conselho das Igrejas do Oriente Próximo. Além disso, prevê-se dar alimentação a mil pessoas nas próximas semanas.