Ao celebrar o 195° aniversário do departamento de La Paz, o Bispo de El Alto, Dom Jesus Juárez Párraga, fez um chamado a refletir sobre a liberdade, como um valor fundamental em uma sociedade democrática, já que sua conquista "foi o fato institucional que deu lugar à existência da Bolívia".

"Quando hoje falamos de liberdade, não podemos limitá-la a um conceito jurídico ou legal, mas sim esse valor adquire dimensões de enorme importância que temos que refletir em profundidade nestes tempos", disse Dom Juárez.

Para o Prelado, "a liberdade nunca é um algo obtido de uma vez e para sempre, mas sim é uma utopia permanente que todo ser humano deseja alcançar". "A liberdade está intimamente ligada à justiça, a verdade, a solidariedade, a tolerância e é oposta a qualquer tipo ação que vá contra a vida e a violência", escreveu.

"Já que fomos criados para viver na liberdade dos Filhos de Deus, poderíamos nos perguntar: a liberdade é respeitada quando se impõem critérios ou decisões que vão contra os valores e o sentir da população? atua-se com liberdade quando se proclamam decisões de grupo, vulnerando a opinião dos demais embora sejam minorias? Construímos um povo livre quando se fomentam atitudes discriminatórias, racistas e violentas?", questionou.

"Hoje mais do que nunca precisamos reafirmar os princípios humanos e cristãos que fundamentam a construção de uma verdadeira liberdade e de uma cultura de paz", urgiu e afirmou a necessidade, como cristãos, de "vitalizar nosso encontro com Jesus Cristo através da oração e como cidadãos, de honrar nossos protomártires como verdadeiros símbolos dessa liberdade ansiada, para que esteja presente na vida e ação cotidiana de nosso povo".

Recordando Maria, sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da Bolívia, o Prelado disse que "Maria é a mulher livre que cumpriu o projeto de Deus, ficando disponível totalmente para a obra de salvação sobre a humanidade".