O Bispo de Ayaviri, Dom Kay Martín Schmalhausen, ordenou ontem dois novos diáconos do Sodalicio de Vida Cristã em uma Missa celebrada na Catedral dessa cidade. Trata-se do brasileiro Alexandre Arosa Sobral e do peruano Miguel Alberto Coquelet Castagnino.

Durante sua homilia, o Prelado exortou aos novos diáconos a que "sejam profundamente agradecidos com o Senhor pelo insigne dom da vocação; não a receberam por mérito próprio", e acrescentou que "de verdade lhes confia um ministério muito belo , que no caso de vocês além disso está orientado finalmente ao sacerdócio: servir ao anúncio da palavra, ao altar e aos pobres mediante a caridade; quer dizer serviço aos santos mistérios e serviço aos irmãos em suas necessidades concretas".

A Missa começou às 11h da manhã e estiveram presentes amigos e familiares dos novos diáconos, assim como muitos jovens dos principais colégios da cidade.

A função do diácono é assistir ao bispo e aos sacerdotes na pregação, no serviço do altar e na caridade. Podem administrar o Batismo e o Matrimônio, levar o viático aos moribundos e presidir os ritos de exéquias.