Depois de sofrer um incêncio provocado por um jovem há dois anos, a primeira igreja católica para afro-americanos de Miami, São Francisco Xavier, foi reinaugurada e consagrada solenemente com a celebração de uma Missa de Dedicação, presidida pelo Arcebispo de Miami, Dom John C. Favalora.

O templo –localizado no histórico bairro de Overtown em Miami– recebeu sua primeira consagração desde sua fundação em 1927 diante de  mais de 100 fiéis que assistiram à Missa.

“Estivemos olhando nos arquivos da igreja e vimos que esta igreja nunca foi formalmente batizada”, explicou o pároco, Pe John Madigan, e acrescentou que “simplesmente foi algo surpreendente para todos, já que esta é uma igreja histórica”.

Dom Favalora comentou que o templo provavelmente passou inadvertido às autoridades  que o templo provavelmente passou inadvertido às autoridades da Igreja devido a que começou como uma missão negra inscrita à igreja católica Gesu em 1927. “As missões das igrejas não são batizadas da maneira em que são as igrejas”, afirmou o Prelado e acrescentou que, entretanto, “após 77 anos já vocês não são missão da igreja”.

Grande parte do interior da igreja foi destruída por um fogo intencional de 20 de dezembro de 2002. A polícia de Miami informou que um garoto de 12 anos, desgostoso por ter sido expulso da escola da igreja, causou o incêndio.

O fogo devastou os fiéis que acabavam de celebrar o 75o  aniversário da paróquia em agosto. “Depois de tudo o que tínhamos passado, não havia maneira de expressar o que sentimos quando a igreja foi queimada”, afirmou Dorothy Graham, de 88 anos, uma fiela da igreja durante 45 anos.