Em um telegrama dirigido hoje ao Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, por motivo do trânsito à Glória do Cardeal Ángel Suquía Goicoechea, o Papa Bento XVI destacou o zelo e a caridade pastoral de quem fora Arcebispo Emérito desta mesma sede e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola durante vários anos.

Logo depois de reconhecer estar "profundamente entristecido" pelo falecimento ontem em San Sebastián do Cardeal de 89 anos de idade, "depois de uma longa enfermidade vivida com grande serenidade", o Pontífice encomendou à misericórdia do Pai celestial a este "zeloso pastor que com tanta caridade pastoral serviu a seu povo".

"Seu generoso e intenso trabalho ministerial, primeiro como Bispo de Almería, em seguida como Bispo de Málaga, Arcebispo de Santiago do Compostela, e mais tarde como Arcebispo da arquidiocese de Madri-Alcalá, sendo também durante alguns anos Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, testemunha sua grande dedicação à causa do Evangelho, de uma vez que dá prova de seu profundo amor à igreja".

Finalmente, o Santo Padre deu a "confortadora bênção apostólica" à comunidade eclesial de Madri que nestes momentos "chora seu amado pastor".