O Arcebispo de Rosário, Dom José Luis Mollaghan, lembrou a propósito da "terceira idade", que uma visão genuinamente humana e cristã é a que vê o idoso como uma riqueza e verdadeiro dom para o indivíduo, a família e a sociedade.

Conforme informa a agência AICA, Dom Mollaghan considerou necessário "crescer em uma mentalidade que olhe a dignidade do idoso em uma perspectiva de amor", porque conforme disse, parafraseando o Papa Bento XVI, a terceira idade "deve abrir os olhos do coração, para ver com o coração a quem se deve respeitar e amar por sua dignidade de homens e mulheres, por sua dignidade de pessoas".

Em seu discurso na Jornada Acadêmica sobre "Defesa da dignidade do idoso", realizada no auditório da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Católica da Argentina, (UCA) o Arcebispo convocou, não só os profissionais mais proximamente relacionados à terceira idade -médicos, enfermeiras, psicoterapeutas, etc.- mas também a formadores e educadores, aos meios de comunicação, e a homens e mulheres que "professam uma fé em Deus criador da vida" a respeitar e dignificar a ancianidade com "espírito solidário".

Dom Mollaghan reiterou que "para que este caminho seja efetivo, devem-se procurar meios econômicos e sociais que tornem possível este humanismo, particularmente olhando aos impedidos, os doentes, os mais necessitados e desprovidos de afeto", para em seguida destacar que "os que temos a fé em Cristo, sabemos que a Palavra de Deus e os sacramentos nos reconfortam e fortalecem neste caminho, sobre tudo a Reconciliação, a Eucaristia e a Unção dos doentes".

Do mesmo modo, o Prelado exortou a que "assim como devemos aprender a envelhecer, também deveríamos poder ajudar os demais a envelhecer. Devemos ser conscientes da riqueza e dignidade da terceira e quarta idade, da amizade, da solidariedade, e da beleza do mundo que nos fala da beleza imensamente maior do Criador".