À espera ainda de "notícias precisas" sobre a finalidade da viagem aos Estados Unidos e as recentes e controvertidas declarações do Arcebispo emérito de Lusaka, Dom Emmanuele Milingo, a Sala de Imprensa da Santa Sé declarou hoje que se verdadeiras "não restaria outro remédio que deplorar, sendo bem conhecida a disciplina da Igreja a respeito".

"A Santa Sé ainda não recebeu notícias precisas sobre a finalidade da viagem aos Estados Unidos de Dom Emmanuele Milingo, Arcebispo emérito de Lusaka (Zâmbia)", informou hoje ao meio-dia a Sala de Imprensa através de uma declaração.

O Ex-arcebispo apareceu ontem em entrevista coletiva na cidade de Washington D.C. em que segundo a imprensa teria confessado seu reencontro com Maria Sung, a mulher sul-coreana com quem se uniu no culto da seita Moon em 2001, e ter decidido promover a eliminação do celibato eclesiástico.

A imprensa publica as declarações de Milingo nas que garante que Sung "é ainda minha esposa e continuará sendo até a morte" e diz sentir que "é tempo de que a Igreja se reconcilie com os sacerdotes casados. Não existe cura mais importante que a reconciliação de mais de 150 mil sacerdotes casados com a Igreja Católica".

A declaração da Sala de Imprensa expressa que "em todo caso, se as declarações que se lhe atribuem sobre o celibato eclesiástico forem verdadeiras, não restaria outro remédio que deplorar, sendo bem conhecida a disciplina da Igreja a respeito".