Uns dois mil e 500 jovens junto com 20 bispos participaram do Primeiro Encontro Nacional de Pastoral Juvenil Hispana que se realizou de 8 a 11 de junho de 2006 na Universidade de Notre Dame em Indiana, Estados Unidos.

Conforme informa a agência Fides, no Encontro que se realizou sob o lema "Tecendo o Futuro Juntos", o Bispo de Lubbock (Texas) disse durante as boas-vindas ao evento que "vocês constituem quase a metade dos jovens neste país". O também Presidente do Comitê de Assuntos Hispanos da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) leu uma carta do Núncio Apostólico abençoando os participantes do Encontro em nome do Papa Bento XVI e acrescentou que "se a Igreja sabe apoiá-los hoje, então a Igreja encontrará em vocês líderes fiéis para continuar a missão da Igreja. Caminhemos, pois, como Igreja, como discípulos fiéis de Jesus".

Dom José H. Gómez, Arcebispo de San Antonio, Texas, e Moderador Episcopal de La Red (instituição criada em 1997 para apoiar na pastoral dos hispanos) afirmou que "o êxito de nossas vidas está no Senhor Jesus Cristo" e exortou a não ter medo. "É o tempo de ser Santos, novos evangelistas, missionários", animou o Prelado.

Segundo Rei Malavé, presidente da Junta Diretiva do Primeiro Encontro Nacional da Pastoral Juvenil Hispana, "isto não é o final de um Encontro, mas sim o começo de uma nova era da Pastoral Juvenil Hispana".

A USCCB publicará estas contribuições e as principais palestras. Segundo as estatísticas do Comitê de Assuntos Hispanos da USCCB, os hispanos compreendem 41 por cento dos católicos menores de 30 anos nos Estados Unidos. Desde 1960, 71 por cento do crescimento da Igreja Católica no país tem sido de origem hispana. Segundo algumas estimativas, mais de 50 por cento da Igreja neste país será hispana nos próximos 15 anos.