O Bispado de Osnabrück está construindo um convento nos terrenos onde se erigiu o campo de concentração de Esterwegen. Nos próximos meses, quatro religiosas da congregação de Franciscanas de Münster se mudarão.

A agência Kath.Net informou que para a construção do convento será demolido o antigo edifício onde funcionou a administração do campo de concentração. O terreno de quase sete hectares pertence ao município de Emsland, que deu sua aprovação.

As religiosas franciscanas, entre outras coisas, irão se dedicar a acolher os visitantes que chegarem à antiga prisão e campo de extermínio, que a partir de agora será um memorial dedicado as vítimas. O Vigário geral da Diocese de Osnabrück, Pe. Theo Paul, assinalou que a fundação deste lugar de oração será uma ajuda contra a indiferença e o esquecimento de muitos.

Hermann Bröring, prefeito do município que contribuirá na construção do convento, assinalou que felicitava esta iniciativa da Igreja, e "estava convencido de que a construção deste memorial de Esterwegen será uma extraordinária e enriquecedora contribuição para a humanidade".

A fundação do convento do Esterwegen será a terceira nova fundação nos últimos seis anos na Diocese de Osnabrück. No ano 2000 foi fundado no derrubado campo de concentração de Rieste um convento de dominicanas. Em 2002 a diocese fundou outro novo convento em Schnoor-Viertel em Bremen, ao qual se mudaram as irmãs de Santa Brígida.