Um conhecido sacerdote libanês declarou em Cardiff, Inglaterra, que os cristãos de seu país se tornaram a "última esperança" para a Cristandade no Oriente Próximo.

Durante um evento organizado pela associação Ajuda à Igreja Sofre (AIS), o Padre Samer Nassif -que trabalha na sede francesa da AIS- explicou ao público reunido na igreja de São José em Cardiff, que em todo Oriente Próximo os cristãos vêem no Líbano o último bastião da esperança.

"No Oriente Próximo, todos têm seu olhar posto no Líbano, porque a nossa é a única comunidade cristã livre e florescente nessa zona. Se nós não formos capazes de defender nossa posição no Oriente Próximo, que cristãos vão poder fazê-lo?", indicou.

O sacerdote explicou que o Cristianismo se manteve forte no Líbano apesar da emigração em massa. Calcula-se que dos 4,4 milhões de habitantes do Líbano há 3,5 milhões libaneses de nascimento, e a metade destes últimos são cristãos.

Devido à emigração, a diáspora libanesa abrange 16 milhões de pessoas, das quais 80% são cristãs.

Segundo o Padre Nassif, entre 1983 e 1985 foram destruídos 300 povos cristãos durante a guerra do Líbano, e em sua Diocese de Saida desapareceram 50 paróquias. "Apesar de todo o horror que presenciamos e experimentamos, assim cimo Cristo na cruz, também perdoamos", indicou.