A Conferência Episcopal Mexicana manifestou hoje sua plena confiança nas instituições "que nos demos como sociedade" e expressou sua esperança em "que mantenham sua credibilidade" além de pressões ou chantagens de grupos sociais ou políticos; diante do empate técnico entre dois candidatos presidenciais: Manuel López Obrador do PRD e Felipe Calderón do PAN.

Continuando, o texto do comunicado assinado pelo Bispo do Texcoco e Secretário Geral do Episcopado, Dom Carlos Aguiar Desafie, intitulado "Pelo respeito às Instituições": "Felicitam o povo do México pelo testemunho desta jornada eleitoral. A responsabilidade dos funcionários, assim como a alta participação do povo foi sem dúvida um triunfo da democracia no país.

Todos gostaríamos de ter hoje o nome do próximo presidente do México, entretanto, a alta competitividade o impediu.

Manifestamos plena confiança nas instituições que nos demos como sociedade, e esperamos que mantenham sua credibilidade superando qualquer pressão ou chantagem que mais de um grupo social ou político pudesse exercer.

Também expressamos um agradecimento a à mídia que profissionalmente acompanhou as informações e indicações do IFE (Instituto Federal Eleitoral)".