A Universidade CEU-Cardeal Herrera apresentou hoje no Palácio de Colomina de Valência a exposição multimídia "Bento XVI. Razão de fé" que mostra os momentos mais importantes da vida do Joseph Ratzinger até sua eleição como Pontífice em abril de 2005.

Participaram da inauguração o Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio Cañizares, e o delegado da exposição e decano do CEU, Pablo González-Pola, que assinalou que o objetivo da mostra é prestar homenagem ao Santo Padre "e que, tanto os peregrinos que visitam a cidade de Valência como seus habitantes, possam aproximar-se mais ao conhecimento de sua vida".

A exposição, que estará aberta a partir de 12 de julho, divide-se em quatro espaços: "A família de e para Joseph Ratzinger"; "A vocação sacerdotal e universitária"; "Homem de Igreja e liturgia" e "A Proclamação".

Cada um destes espaços conta com frases do Papa impressas na parede além de um vídeo de imagens e fotografias de Bento XVI em diferentes etapas de sua vida.

O último espaço oferece uma reconstrução em três dimensões da Praça de São Pedro obtida com várias fotografias. Enquanto uma tela superior mostra permanentemente a "fumaça branca", outra, situada aos pés da montagem, reúne as imagens dos milhares de fiéis congregados no recinto vaticano no momento do "Habemus Papam". Uma terceira tela projeta as imagens da proclamação na logia da basílica e as primeiras palavras de Joseph Ratzinger como Bento XVI.

Depois de definir o atual pontífice de "buscador incansável da verdade e um grande intelectual", o Cardeal Arcebispo de Toledo precisou que o Papa é a mostra de que a razão e a fé não são antagônicas e elogiou seu estilo de "ir sempre ao essencial sem passar pelas periferias" e sua "grande simplicidade capaz de cativar as pessoas de bem".