O diretor da revista Vitral, Dagoberto Valdés, um dos líderes leigos mais proeminentes de Cuba, assegurou que a Igreja Católica no país nunca procurou impor os princípios da fé e, ao contrário, dedicou-se a servir a sociedade.

Em uma entrevista concedida à agência Cubanet, Valdés precisou que "a Igreja em Cuba nestes 47 anos sempre teve como norma esta frase de Jesus Cristo: No que posso servir? Assim dirá ao estado, assim dirá também à oposição, aos cubanos da Ilha e aos cubanos da diáspora, a todos".

Ao dialogar com o jornalista Roberto Santana Rodríguez, o líder leigo considerou que a Igreja "tem uma missão bem definida" nas mudanças que se aproximam em Cuba, porque "é mãe e mestra de todos os homens e mulheres, e é ao mesmo tempo sacramento universal de salvação".

Vitral se apresenta como uma revista sócio-cultural católica cubana. É publicada do Centro de Formação Cívica e Religiosa da Diocese de Pinar del Rio. Segundo Valdés, esta publicação "segue e seguirá trabalhando enquanto a Igreja em Pinar del Rio a sustente, anime-a e criamos que estamos oferecendo um serviço ao povo. O dia que criamos que já não servimos, Vitral se apagará".

Do mesmo modo, esclareceu que embora receberam muito incentivo do estrangeiro, o apoio efetivo para a Vitral "foi que a Igreja Católica, do Bispado e a Diocese de Pinar del Rio, dos sacerdotes, as freiras e leigos daqui. Evidentemente, sempre há pessoas e instituições e gente simples do povo que se aproximam e nos dão incentivo , entre os que se encontram yagüeros e diplomáticos, militantes e pessoas sem nenhum interesse político, crentes e não crentes, católicos e protestantes".

Segundo Cubanet, Valdés é um homem simples que "não consegue perceber que é uma personalidade no âmbito nacional cubano. Aqui precisamente radica seu principal mérito, sente-se um cubano mais, um cubano à pé que decidiu permanecer para sempre, contra vento e maré, em sua querida Ilha, contribuindo e contribuindo com seu valioso e múltiplo talento".