A Santa Sé anunciou que o Papa Bento XVI decidiu que, a partir do próximo 18 de setembro, com o reatamento da atividade do Arquivo Secreto Vaticano, se coloque a disposição dos pesquisadores toda a documentação relativa ao pontificado de Pio XI, um dos mais relevantes da primeira metade do século XX.

O Pontificado do Papa Achile Ratti (6 de fevereiro de 1922 - 10 de fevereiro 1939) transcorreu durante as vésperas da trágica II Guerra Mundial, e viu a publicação de dois documentos pontifícios contra o nazismo e contra o fascismo.

Segundo o comunicado assinado pelos padres Marchel Chappin, S.I. e Sergio Pagano, B., respectivamente responsável pelo Arquivo Histórico da Secretaria de Estado e prefeito do Arquivo Segredo Vaticano, "essa abertura, já auspiciada por João Paulo II põe a disposição da investigação histórica, dentro dos limites dos Regulamentos, todas as fontes documentários até fevereiro de 1939 conservadas nas diversas séries dos arquivos da Santa Sé e principalmente no Arquivo Secreto Vaticano e no Arquivo da Segunda Seção da Secretaria de Estado".