A Companhia de Jesus começou hoje na Espanha as celebrações pelo 450 aniversário da morte de seu fundador, Santo Inácio de Loyola; que se estenderão até o dia 3 de setembro.

A Missa com a qual se deu início às comemorações foi celebrada na Basílica da diocese de Loyola às 10h da manhã e foi presidida pelo Bispo da cidade, Dom Juan José Uriarte, a qual assistiram autoridades da congregação e autoridades civis bascas.

Para o dia 31 de julho, Festa do Santo, haverá uma Eucaristia concelebrada pelo Arcebispo de Huancayo (diocese dos Andes peruanos), Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, S.J., e os padres provinciais europeus da ordem. No dia 1 de agosto, os bispos de San Sebastián, Bilbao, Aclama, Pamplona e Bayona concelebrarão uma Missa às 11h da manhã.

De 20 a 26 de agosto haverá um Congresso Mundial sobre os Exercícios Espirituais, com a participação de especialistas provenientes de todo o mundo.

A programação musical levou em conta parâmetros históricos, temporários e geográficos, relacionados com a figura e obra de Santo Inácio. Por isso, o ciclo de concertos inclui música de compositores da época do santo, música relacionada com o legado dos jesuítas na Ásia e composições próprias de membros da Companhia.

Do mesmo modo, o Santuário de Loyola oferecerá uma exposição permanente sobre o legado de Santo Inácio desde o século XVI, com a criação da Companhia de Jesus e sua evolução histórica até nossos dias.