Milhares de peregrinos se reuniram na Praça de São Pedro e participaram da Audiência Geral com o Papa Bento XVI, que na catequese intitulada "São Tiago Menor" destacou que este Apóstolo convida à perseverança nas dificuldades da vida e a oração confiada.

Ao iniciar sua catequese, o Santo Padre indicou que Tiago Menor é o Apóstolo a quem "é atribuída a carta que leva o nome de Tiago e está incluída no cânon neo-testamentário. Ele não se apresenta como o ‘irmão do Senhor’, mas sim como ‘servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo’".

Do mesmo modo, o Pontífice afirmou que, para o Apóstolo, "o ato mais relevante que realizou foi a intervenção na questão da difícil relação entre os cristãos de origem hebraica e aquela de origem pagã: nesta contribuiu junto a Pedro a superar, ou melhor, a integrar a originária dimensão hebraica do cristianismo com a exigência de não impor aos pagãos convertidos a obrigação a todas as normas das leis de Moisés".

Continuando com tal relato, o Santo Padre destacou como com tal ação se obtiveram dois resultados "significativos e complementares: reconheceu-se a relação inquebrável que une o cristianismo à religião hebraica como a sua matriz perene viva e válida; concedeu-se aos cristãos de origem pagã conservar a própria identidade sociológica".

Mais adiante se referiu à carta escrita por este Apóstolo, um "escrito importante que insiste muito sobre a necessidade de não reduzir a própria fé a uma pura declaração verbal ou abstrata, mas a expressá-la concretamente em obras de bem".

"Ele nos convida –prosseguiu– à perseverança nas provações aceitas com alegria e à oração confiada para obter de Deus o dom da sabedoria, graças ao qual chegamos a compreender que os verdadeiros valores da vida não estão nas riquezas transitivas, mas no saber compartilhar as próprias substâncias com os pobres e necessitados".

Bento XVI também afirmou que "a fé deve se realizar na vida, sobretudo no amor ao próximo e particularmente no compromisso com os pobres".

E lembrando algumas das afirmações do Apóstolo das Gentes, São Paulo, o Santo Padre explicou que enquanto "São Paulo se opõe ao orgulho do homem que pensa que não precisa do amor de Deus que nos previne, opõe-se ao orgulho da auto-justificação sem a graça doada e não merecida; Tiago fala, ao contrário, das obras como fruto normal da fé".

Finalmente o Papa convidou, com São Tiago, a "nos abandonar nas mãos de Deus em tudo o que fizermos".

Terminada a catequese, leu um resumo da mesma em diversas línguas, saudou os diversos grupos de peregrinos e deu a Bênção Apostólica.