O Bispo Auxiliar de Santa Cruz de la Sierra, Dom Sergio Gualberti, chamou os católicos a cumprir sua responsabilidade com a Bolívia e ir às urnas neste domingo para eleger os membros da Assembléia Constituinte.

"Como cristãos estamos diante de um desafio realmente grande, ser sal e luz da terra, neste momento tão decisivo para a Bolívia", afirmou o Prelado durante a Missa dominical.

Durante sua homilia, Dom Gualberti lembrou as mensagens dos bispos de março e maio passado. Em ambos, os prelados expressaram a importância de uma nova Constituição que faça "possível uma sociedade mais fraterna e pacífica, apoiada nos princípios e valores humanos e cristãos"; dê "políticas efetivas de descentralização que outorguem autonomia às regiões, um benefício coletivo maior e serviços mais eficientes", e garanta a inclusão dos setores até hoje marginalizados.

Dom Gualberti afirmou que ser cristão não é fácil no mundo atual, mas que o católico está chamado a ser valente e confiar na presença do Senhor. A exemplo dos apóstolos Pedro e Paulo devemos dar testemunho de Cristo, apesar de que "experimentamos nossas frustrações, nossos desalentos e covardias"; no meio de um mundo "materialista, hedonista e secularizado, que mais e mais desconhece a dimensão religiosa e ética da pessoa e da sociedade, e onde parece que Deus já não tem capacidade".

Do mesmo modo, indicou que "ser cristãos exige valentia e coragem"; confiando "na presença do Senhor em meio da comunidade eclesiástica, para vencer os medos e proclamar como Pedro" que "Jesus é o Messias, o único salvador".