O Arcebispo de Mendoza, Dom José Maria Arancibia, exortou os argentinos a anunciar valorosamente o ideal do matrimônio e da família, que diariamente se vêem ameaçados por ideologias que querem impor novos modelos alternativos.

"Apesar de tudo, no país a família continua sendo um valor apreciado por nosso povo; um lugar onde as pessoas se encontram e compartilham as provações; onde os laços autênticos entre pais, filhos e esposos, ajudam a sustentar-se uns aos outros nas dificuldades", anotou o Prelado.

Dom Arancibia indicou que "quando há família, expressam-se verdadeiramente o amor e a ternura, compartilham-se a alegrias, faz-se festa, e os membros se fazem solidários diante da angústia e da dor".

Acrescentou que "no lar, pequena Igreja doméstica, santuário da vida, primeira experiência de comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, aprende-se a compartilhar a vida com generosidade, a praticar a arte da comunhão na Igreja e na sociedade".

Ao lembrar que a Eucaristia é a fonte do matrimônio cristão, o Arcebispo de Mendoza assegurou que "a Igreja sempre quer se comprometer com uma ação pastoral mais intensa a favor das famílias cristãs".

"Famílias: cultivem todos juntos no lar a oração confiada a Jesus e à Virgem. Vivam com intensidade a missa dominical. Esforcem-se em discernir o bem e os valores verdadeiros. Respeitem sempre a vida humana e não atentem nunca contra ela. Confiemos na graça de Deus, para que a família seja realmente protagonista eficaz da civilização do amor", concluiu.