O descobrimento de uma parte de uma cruz de bronze do século XVII na área do Colorado, Estados Unidos, indicaria uma presença mais precoce dos espanhóis que povoaram essas terras.

O achado ocorreu na zona rochosa do Grand Mesa há 45 anos, mas investigações recentes lançam luzes sobre a presença espanhola nesta localidade que se encontra a três mil pés de altura.

Para os investigadores, esta cruz demonstraria que os espanhóis não só teriam explorado a zona, mas teriam estado procurando novas rotas para o oeste. Conforme explica o jornal Denver Post, poderiam ter estado atrás do império dos Astecas. Para os cientistas, este objeto histórico é provavelmente uma das mais importantes fontes materiais do Colorado, encontradas até a data.

"Acho que seria fantástico se pudéssemos encontrar outra peça para ter mais respostas", assinalou Dave Bailey, chefe curador do Museu de Western Colorado no Grand Junction e membro do Western Investigations Team.

A cruz tem algumas imagens como a do Rei Constantino, uma coroa com o estilo dos templários ao redor de uma cruz, e alguns picos e trompetes debaixo de um casco espanhol. Faz alguns anos, esta peça foi enviada ao curador da Sociedade Hispânica da América de Nova Iorque, que precisou sua data de origem e explicou algumas das imagens. De acordo com alguns especialistas, esse tipo imagens eram usuais nas cruzes da época.

Agora os investigadores usarão detectores de metal ultra sensíveis para cobrir uma zona ao oeste do Grand Mesa durante três dias nesta semana e levarão os possíveis descobrimentos à Mesa State College para análise.