O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Peruana (CEP) chamou o novo Governo, partidos políticos e sociedade em geral a trabalhar pelo bem comum usando o diálogo como médio para chegar à unidade e velando pelos setores mais necessitados.

Durante entrevista coletiva de hoje, os bispos assinalaram que o processo eleitoral recém terminado, onde foi eleito o novo Presidente, congressistas e representantes ao Parlamento Andino, é uma mostra de que "nossa democracia está se fortalecendo".

Nesse sentido, indicaram que agora fica "o compromisso de construir o futuro" através do diálogo e não com métodos violentos. "Devem ficar para trás as divisões, os confrontos e tudo aquilo que prejudique a busca do entendimento comum", expressa a CEP.

Do mesmo modo, o Conselho Permanente da CEP afirmou que o respeito à justiça, o compromisso pela paz, a defesa da vida e de outros direitos humanos, assim como o respeito às instituições democráticas, fortalecerão a convivência social entre os peruanos.

Os bispos reconhecem os progressos em matéria econômica, sobretudo em termos macroeconômicos. Entretanto, exortam ao novo Governo, aos partidos que conformam o Parlamento e aos empresários, a unir esforços em pró dos mais necessitados do Peru e gerar asim uma esperança autêntica".

"A exclusão dos benefícios econômicos de muitos nossos irmãos exige uma solução justa na luta contra a pobreza a fim de garantir a justiça social, além de condições dignas para uma qualidade de vida", afirma a CEP.

Embora reconheçam que o caminho é árduo e difícil, os bispos convidam a olhar o futuro com otimismo, e elevam sua oração para que "os Santos peruanos e o Senhor dos Milagres concedam as graças para obter um Peru mais nobre, mais digno, mais justo e mais humano".