Especialistas em temas de família de 30 países participarão de 4 a 7 de julho do Congresso Internacional Teológico Pastoral sobre a Família, a ser realizado dentro do V Encontro Mundial das Famílias (EMF) Valência 2006.

No evento intervirão cardeais, bispos, teólogos, fundadores de movimentos eclesiásticos, médicos, psicólogos, políticos, jornalistas e representantes pastorais da Alemanha, França, Inglaterra, China, Filipinas, Índia, Estados Unidos, Colômbia, Cuba, Tanzânia, Camarões ou Austrália, entre outros países.

Segundo a agência AVAN, os especialistas analisarão a família em sua relação com aspectos sociais, educativos, legislativos, demográficos, econômicos, jurídicos ou bioéticos. Do mesmo modo, representantes de diversas confissões cristãs, como a católica, a ortodoxa ou a evangélica, contribuirão com sua reflexão sobre a família desde um ponto de vista ecumênico.

O congresso Teológico Pastoral será inaugurado pelo Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, a prefeita de Valência, Rita Barberá e o presidente da Generalitat Valenciana, Francisco Camps. A exposição inaugural do mesmo estará a cargo do Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo.

Além disso, dentro do mesmo evento internacional se realizará o "Congresso dos Filhos" e o Congresso dos Maiores, onde se abordará os desafios atuais da juventude e o papel dos avós na sociedade, respectivamente.

A inscrição aos três congressos é gratuita e pode ser efetuada através do formulário que está no site: www.emf2006.org