O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Paul Poupard, pediu que o Ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein, não seja condenado a morte porque "ninguém pode se consider dono da vida e da morte de outro, exceto o Criador".

"O catecismo da Igreja Católica, a Igreja e o Papa reiteram que toda pessoa é criatura de Deus, e que ninguém pode se considerar dono da vida e a morte de outro, exceto o Criador", declarou o Cardeal à agência ANSA.

O Cardeal Poupard lembrou que "a vida humana é sempre inviolável", que ela é um dom e que neste princípio universal não há exceções. "Toda criatura, também a mais desgraçada, foi criada a imagem e semelhança do Senhor. Deus é mestre da vida e da morte", afirmou.

Na segunda-feira última, o fiscal do Tribunal Penal Supremo iraquiano pediu a pena de morte para Saddam Hussein e três de seus mais próximos colaboradores. O julgamento contra o ex-mandatário foi adiado até 10 de julho, data em que exporão os advogados da defesa.