O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, denunciou as manobras laicistas que, com o apoio total do Estado, pretendem desestruturar a família mudando seus valores fundamentais por outros qualificados de "progressistas".

"Há algumas décadas, as ideologias laicistas querem fazer seu o conceito de família. Pouco a pouco, essas mesmas ideologias vão introduzindo variações sobre as notas essenciais do matrimônio , até esvaziar inclusive seu caráter de aliança entre a complementaridade dos sexos", denunciou o Cardeal em sua carta semanal intitulada "As famílias melhoram a sociedade".

No texto, o Arcebispo lembrou que o respeito e proteção da família "se fundamenta em sua contribuição ao bem comum e à melhora da sociedade". Nesse sentido, assinalou que "erra gravemente" quem afirma que a família apoiada no matrimônio heterossexual pertence a "um modelo conservador e do passado".

Dom García-Gasco indicou que "com o pretexto de acolher a ‘diversidade familiar’ e seus direitos", os promotores do laicismo realizaram "uma manobra de desestructuração familiar". Advertiu que "nunca na história se deu algo como o que ocorreu entre nós".

Do mesmo modo, denunciou que a disciplina de "Educação para a cidadania" é outra estratégia do laicismo, que busca doutrinar os jovens em matéria de sexualidade e família, mudando suas convicções por outras novas que estejam "de acordo com o novo marco que se autoproclama progressista". Assinalou que para isso querem começar "pelas crianças em idade escolar".

Outras das manobras do laicismo, expressou, são os ataques e injúrias ao 5o Encontro Mundial das Famílias por parte de determinados grupos que levam "sua liberdade ideológica além do que é plausível".

O Arcebispo de Valência recordou que o Catecismo da Igreja ensina o respeito por todas as pessoas e rejeita "qualquer discriminação injusta, ou menosprezo. Toda pessoa de boa fé é aceita pela Igreja". Entretanto, o Prelado pediu aos cristãos não se deixarem enganar por ativismos radicais e ser conscientes "de que toda pessoa merece escutar o chamado salvador de Cristo Ressuscitado".

A carta completa se encontra em: http://www.archivalencia.org/arzobispo/carta_semanal.htm