O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, solicitou aos candidatos presidenciais respeitar o resultado das eleições de 2 de julho, assim o triunfo se dê por escassa margem, para evitar "vazios de governabilidade".

"Que se respeite a democracia, que se alguém ganha por um voto, esse seja respeitado para o triunfo e não haja depois vazios legais ou vazios econômicos ou vazios de ingovernabilidade", expressou o Cardeal ao término da Missa dominical e chamou os mexicanos a ir às urnas para eleger os novos governantes.

Depois de expressar sua confiança nas instituições eleitorais, o Cardeal disse que por estar perto o dia das eleições, não será estranho que os candidatos continuem com os ataques mútuos. Entretanto, manifestou seu desejo de que ao término "possam curar as feridas" abertas.

Por sua vez, o semanário Desde la Fé, recordou aos mexicanos que este processo político é "de muito mais importância e trascendência que a Copa Mundial de Futebol" que é "só um espetáculo passageiro, enquanto que a atividade política é um compromisso de todos, que marca o presente e o futuro de nossa convivência e desenvolvimento como país".

Em sua página editorial, Desde la Fé afirmou que o Instituto Federal Eleitoral é uma instituição forte, autônoma e confiável que garante a limpeza do processo e que permite rechaçar qualquer especulação sobre uma "eleição de Estado" ou alguma fraude cibernética.