A sede no Chile da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre anunciou para este mês a campanha "Super heróis anônimos", que destacará diversos testemunhos de pessoas que fazem da vida cotidiana uma "aventura heróica" pelos demais.

Entre os testemunhos está "Pedro, um jovem que construiu três capelas e não é engenheiro. Tomás, um sacerdote que percorre milhares de quilômetros à pé para atender a seus fiéis. Carmen, uma religiosa de claustro e João, um leigo que, arriscando sua liberdade, distribuiu milhares de Bíblias em Cuba".

Segundo a organização, é preciso destacar "estes ‘super heróis’ que não estão nas primeiras páginas, mas que são personagens reais cujos nomes foram mudados para respeitar seu anonimato. São pessoas que dão tudo por aqueles que estão ameaçados, quer seja pela droga, a delinqüência, a perseguição ou a perda dos valores".

A organização faz um chamado "a todas as pessoas a conhecer e imitar estes exemplos de vida e animá-los para que se juntem a estas aventuras de heroísmo. Em um mundo em que os modelos provêm em sua maioria do mundo da fama, querem mostrar o exemplo de milhares de super heróis anônimos, que não só entregam bens econômicos, como se entregam inteiramente como pessoas".

Esta campanha de solidariedade foi preparada pela Agência 180º e conta com o compromisso de diversos meios de comunicação nacionais que se ofereceram para a apoiar o projeto.

Ajuda à Igreja que Sofre é uma obra internacional fundada há 52 anos pelo sacerdote holandês Werenfried van Straaten, que trabalhou principalmente em lugares como China, Sudão, Cuba e América Latina.

Entre suas campanhas na América Latina está "Capelas para o Chile", que busca construir capelas em lugares onde exista uma comunidade católica. Até agora foram construídas seis capelas com dinheiro arrecadado em todo o país.