Ao acabar a Semana Social celebrada em Mar del Plata, o Presidente da Comissão de Pastoral Social do Episcopado argentino, Dom Jorge Casaretto, recordou que "devemos continuar procurando consensos para seguir construindo entre todos um projeto comum, que nos permita viver em maior comunhão e fraternidade".

O também Bispo de São Isidro insistiu a procurar consensos básicos, mediante o diálogo, para estabelecer políticas de Estado e contribuir assim a um país mais democrático e eqüitativo.

Do mesmo modo, reiterou o compromisso da Igreja a trabalhar por uma "cultura do diálogo, onde sobressaia o bem comum sobre os interesses particulares e setoriais, para obter consensos básicos que estabeleçam políticas de Estado que transcendam os governos em um país ainda muito fragmentado".

O Prelado explicou que a proposta apontará a procurar que todos os argentinos se constituam em cidadãos, a traduzir a fragmentação e a desigualdade social em cultura da solidariedade, e a respirar uma reconciliação fundamentada na verdade, na justiça e no perdão.

"Este será o grande serviço da Igreja em uma sociedade ainda muito nervosa", particularizou e recordou que "além dos consensos políticos, que permitem eleger autoridades e governar o país, estão os culturais, como a aspiração de que todos completem a escola primária, e os sociais, como a exigência de que não haja crianças desnutridos na Argentina".

As jornadas contaram com a presença do Ministro da Educação, Daniel Filmus, e o Viceministro de Desenvolvimento Social, Daniel Arroyo. Também participou, especialmente convidado, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino.