A Agência Informativa Católica Argentina (AICA) cumpriu ontem 50 anos de fundação e recebeu uma efusiva saudação do Episcopado Argentino que reconhece o "lugar na história" ganhado por esta iniciativa pioneira de jornalismo católico.

Na mensagem enviada ao diretor da AICA, Miguel Woites, pelo Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires e Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA), os bispos reconhecem os desafios que enfrenta esta valiosa agência e a alentam a seguir sendo fiéis aos ensinamentos da Igreja.

"Estes 50 anos foram para a AICA, como para nossa Pátria e nossa Igreja, um tempo de enormes desafios. Foi necessário uma grande firmeza e muita criatividade para levar adiante uma tarefa difícil e exigente. Vocês souberam integrar em sua tarefa o respeito pela verdade e a urgência das notícias. Desta maneira, ganharam um lugar na história do jornalismo argentino e se converteram em uma agência de notícias que foi pioneira na América Latina", diz a nota.

A mensagem, também assinado pelo Secretário Geral da CEA, Dom Sergio Fenoy, recorda que em 1963, o Concílio Vaticano II no documento Inter Mirifica se dirigia a todos os batizados convidando-os a comprometer-se no âmbito da comunicação social com estas palavras: "Todos os filhos da Igreja, de comum acordo, têm que procurar que os meios de comunicação social, sem nenhuma demora e com o máximo empenho, utilizem-se eficazmente nas múltiplas obras de apostolado".

Esse documento eclesial pedia fomentar "acima de tudo, a imprensa honesta. Para imbuir plenamente aos leitores do espírito cristão, e desenvolver também uma imprensa verdadeiramente católica".

"Oito anos antes -diz o Cardeal Bergoglio-, a agência AICA já começava a percorrer esse caminho que a levou a converter-se em um ponto de referência obrigado para toda pessoa que queria conhecer acontecimentos da Igreja na Argentina".

"Hoje, como dizemos os bispos argentinos em Navega Mar Adentro, ‘Não estamos só em uma época de mudanças mas sim ante uma mudança de época que compromete seriamente a identidade de nossa nação’. Os meios de comunicação adquiriram uma dimensão que faz cinqüenta anos só podíamos vislumbrar. Isto faz mais atual e desafiante que nunca a tarefa dos que querem ser fiéis ao Evangelho no mundo da comunicação. Ao AICA corresponderá integrar-se, uma vez mais, a este esforço. Para isto, todos os que trabalham no AICA deverão seguir sendo fiéis aos ensinamentos da Igreja, nutrindo-se da novidade do Evangelho e confiando no maternal amparo de nossa Mãe do Céu", indica o texto.

A mensagem, que está datada de 7 de junho, "Dia do Jornalista", conclui felicitando ao diretor e a "todas as pessoas que trabalham na agência".

No domingo dia 11 de junho se fizeram 50 anos da fundação, pelo Episcopado Argentino, do AICA.