A Conferência Episcopal Chilena elaborou um especial com reflexões, testemunhos, documentos e sugestões para viver a Copa do Mundo da Alemanha "desde os olhos da fé e viver este tempo de futebol em comunidade".

O especial se titula "A Cristo pelo futebol" e entre os recursos que oferece estão as palavras dos Papas sobre este esporte, o testemunho de um bispo que é treinador de futebol, entre outros.

"Para os católicos, o futebol bem pode ser uma maneira de nos encontrar com o Senhor, de segui-lo e de caminhar para a santidade", afirma o site. Explica também que neste jogo os homens "reconhecem valores nobres como o trabalho em equipe, o jogo limpo, a solidariedade, a unidade e o companheirismo. Mas também descobrimos ameaças: uma desmedida exaltação de ídolos, a rivalidade, a mercantilização do esporte, a violência".

Nesse sentido, recorda que para João Paulo II, que praticou este esporte em sua juventude, o futebol é "uma forma de jogo, simples e complexo ao mesmo tempo, no qual a gente sente alegria pelas extraordinárias possibilidades físicas, sociais e espirituais da vida humana".

Igualmente, o então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, disse que o futebol "sabe unir de forma convincente estes dois sentidos: ajuda ao homem a se autodisciplinar e lhe ensina a colaborar com outros dentro de uma equipe, lhe mostrando como pode enfrentar-se com os outros de uma forma nobre".

Segundo os responsáveis pelo site, a Taça do Mundo a Alemanha 2006 é "um desafio para nosso pastoral" e uma "preciosa oportunidade evangelizadora", ensinando que não tem que separar o futebol de Deus, mas que também não se pode pôr uma partida como alternativa à Missa. "Falemos de Deus no estádio, falemos dos valores do futebol no lar e também em nossas reuniões de comunidades", afirma o especial.

O especial "A Cristo pelo futebol" se encontra em:

http://www.iglesia.cl/especiales/mundial2006/