O Bispo de San Sebastián, Dom Juan María Uriarte, fez um chamado a todos os partidos políticos e grupos sociais a esforçar-se por obter a unidade acima de seus próprios interesses, para obter a paz no País Basco.

Segundo Dom Uriarte, a paz necessita da "colaboração de todos os partidos políticos, de todos os grupos sociais e também de toda a sociedade", acima de "qualquer interesse político e eleitoral de qualquer formação".

O Bispo apresentou em sua diocese o Compêndio da Doutrina Social da Igreja junto ao professor de Teologia Moral da Universidade de Granada, Ildefonso Camacho.

Em sua dissertação recordou que se necessita a "magnanimidade" de "todos os grupos sejam da natureza que sejam" para alcançar a paz.

"Não só os políticos, mas também também os de natureza diferente. Mais ainda, toda a comunidade humana e a sociedade temos que ver de que maneira temos que contribuir à consolidação e à maturação desta paz", indicou.

Dom Uriarte precisou que "o bem da paz obtida pelo diálogo nobre e sincero, a lembrança de todas as vítimas e o silêncio completo de toda violência" são valores superiores "a qualquer interesse político e eleitoral de qualquer formação e, portanto, este bem tem que moderar outros interesses por legítimos que sejam".