O Presidente da Comissão de Política Internacional da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom Thomas Wenski, solicitou ao Governo do Presidente Bush que explique às autoridades chinesas o efeito contraproducente nos temas de liberdade religiosa e direitos humanos da ordenação cismática de dois bispos por parte da Associação Católica Patriótica China (ACPCH).

Estas ordenações não autorizadas pela Santa Sé "refletem um retrocesso na aproximação oficial da República China à liberdade religiosa", escreve o também Bispo de Orlando em uma carta ao conselheiro de segurança nacional Stephen Hadley. "Assim estas se convertem em assuntos que preocupam a nosso Governo em seus esforços por promover os direitos humanos e a liberdade religiosa", acrescentou.

"Seria útil se a Administração (Bush) pudesse explicar calmamente às autoridades chinesas o efeito contraproducente que a interferência da ACPCH na vida da Igreja Católica tem na melhora de relações entre os dois países", pediu o Prelado.

Do mesmo modo, o Bispo de Orlando escreveu a dois senadores, Rick Santorum e Phillip S. English, que introduziram como resolução legislativa para denunciar as mencionadas ordenações, lhes expressando seu apoio.

As ordenações dos bispos Joseph MA Yinglin para Kungmin em 30 de abril e a de Joseph Liu Xinghong para Anhui em 3 de maio não passaram pela Santa Sé.