O Arcebispo de Rosario, Dom José Luis Mollaghan, destacou o papel da Ação Católica na formação político-social dos leigos e recordou que estas ações condizem com a incansável defesa da justiça que a Igreja teve ao longo da história.

Durante a abertura do terceiro Curso de Formação de Dirigentes Políticos que organiza o Instituto de Formação Política de Rosario e a Universidade Católica Argentina, Dom Mollaghan explicou que "o papel da Igreja é despertar a capacidade espiritual para que os leigos desempenhem sua vocação para alcançar uma nação e uma sociedade mais justa".

Adicionou que "na precariedade do mundo atual é mais que nunca necessário unir nossos esforços para construir um mundo aonde a Doutrina Social da Igreja nos ajude a ter uma visão do homem e da sociedade com horizontes transcendentes".

Durante o ato também se apresentou o livro "20 años de medios y democracia en la Argentina" e se entregou diplomas aos participantes da segunda promoção do Curso de Formação de Dirigentes Políticos.